×
  (88) 9.9949-1361

Atuações

Protocolo de emagrecimento

Como é construído um protocolo de emagrecimento

Perder peso não é o mesmo que emagrecer. Para fazê-lo de forma saudável, sustentável e sem prejuízo de grandes quantidades de massa magra, é preciso analisar fatores como composição corporal, estilo de vida, hábitos e individualidades biológicas do paciente.

A primeira parte é conhecer a história do paciente para esclarecer a natureza desse ganho de peso. Se é recente ou se é um problema de longa data, quando por exemplo há uma luta contra o sobrepeso há alguns anos ou até mesmo obesidade desde criança.

O segundo passo é entender qual é a válvula impulsionadora desse ganho de peso. Existem muitos pacientes que comem em quantidade e qualidade ruins, outros que são sedentários, aqueles que apresentam transtornos alimentares, como compulsão e bulimia, e também aqueles que apresentam alterações hormonais, doenças metabólicas e distúrbios do sono. As causas podem ser diversas e elas podem se apresentar juntas ou isoladamente.

São feitos também exames para entender se existem desequilíbrios hormonais, metabólicos, deficiência de vitaminas e minerais, intolerâncias alimentares bem como um check up completo baseado na idade e sexo do paciente.


Entenda como é feito o tratamento
O nutrólogo é o parceiro do paciente para a mudança. Nesse sentido, podem ser propostos:


Uma rotina de exercícios com a frequência e intensidade necessárias para cada paciente;
Adequações alimentares;
Suplementação;
Ajustes hormonais ou metabólicos quando necessários;
Prescrição de medicações;
Indicação de outros tratamentos;
O integração do processo de emagrecimento com nutrólogo e nutricionista promove resultados ainda melhores

O nutrólogo é o especialista responsável por diagnosticar, tratar e prevenir condições ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. Ele também pode prescrever medicamentos e suplementos, quando necessários para atingir um determinado objetivo ou tratar algum distúrbio ou doença.